Horários de Missas

Segunda-feira à Sexta-feira: 7h30, 12h10 e 18h

Sábados: 9h30, 12h e 16h  

Domingos: 9h30, 11h, 12h30, 18h30

 

Notícias › 27/04/2017

Bispos analisam Conferência de Aparecida e Projeto de educação

Nesta quinta-feira, 27, segundo dia da 55ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, tem início a apreciação do tema central “Iniciação à Vida Cristã”, cuja elaboração ficou a cargo de uma comissão montada especialmente para sua elaboração.

Os bispos também farão seus acréscimos ao texto durante toda a assembleia. Após apreciação e aprovação pelos bispos, o texto será assumido como um documento oficial da CNBB.

Na tarde de ontem, os bispos aprofundaram o significado dos 10 anos de aniversário da realização da 5ª Conferência Episcopal Latino Americana e Caribenha, realizada de 13 a 30 de maio de 2007, em Aparecida (SP), ocasião na qual o Papa Bento XVI esteve no Brasil. 

Segundo o bispo auxiliar de São Luís do Maranhão (MA), Dom Esmeraldo Barreto de Farias, a 5ª Conferência proclamou a missão como eixo central da Igreja e convidou a Igreja a formar discípulos missionários e partir do encontro pessoal com Jesus Cristo.

Projeto “Pensando o Brasil: Educação”

Outro assunto a ser aprofundado pelos bispos, na quinta-feira, é o Projeto Pensando o Brasil: Educação. O projeto apresenta o cenário da educação no Brasil, em seus aspectos quantitativos (acesso e permanência) e qualitativos (a melhoria da aprendizagem) e propõem caminhos para superar os principais desafios que levanta: políticas públicas, orçamento para educação, gestão escolar e educação como compromisso de todos. O projeto levanta ainda as pistas de ação.

Além destes temas, a programação incluiu realização da missa às 7h30, na Basílica de Aparecida; Debates sobre os temas Novas Formas de Consagração, Novas Comunidades, Comunidades e Intereclesial de Comunidades Eclesiais de Base (Ceb’s). À tarde os bispos aprofundam a conjuntura político-social brasileira.

1º Meeting Point

Às 9h de hoje, também aconteceu o primeiro “Meeting Point”, com o tema Violência, Segurança Pública e Questões Urbanas, com o presidente do Regional Norte 1 e bispo de Roraima, Dom Mário Antônio da Silva.

Trata-se de uma atividade mais informal, não oficial da 55ª Assembleia Geral, cujo tema pode ser de interesse dos jornalistas, que puderam participar com perguntas. O local foi a Sala da Coletivas da 55ª Assembleia Geral.

Coletiva de Imprensa

A CNBB realizará entrevista coletiva à imprensa, nesta quinta-feira, às 15h, na Sala de Coletivas de Imprensa, no Centro de Eventos Pe. Vítor Coelho de Almeida do Santuário Nacional de Aparecida (SP).

Participarão da entrevista o bispo auxiliar do Rio de Janeiro (RJ), Dom Joel Portela Amado; o arcebispo coadjutor de Montes Claros (MG), Dom João Justino de Medeiros; e o bispo auxiliar de Porto Alegre (RS), Dom Leomar Brutolin. Os bispos abordarão os temas: iniciação à vida cristão, Aparecida: 10 anos depois e o projeto Pensando o Brasil: Educação.

Por Canção Nova, com Assessoria CNBB

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.