Horários de Missas

Segunda-feira à Sexta-feira: 7h30, 12h10 e 18h

Sábados: 9h30, 12h e 16h  

Domingos: 9h30, 11h, 12h30, 18h30

 

Notícias › 05/10/2016

Bispos católicos e anglicanos encontram Francisco e Welby

De Cantuária a Roma. As celebrações pelos 50 anos de “relações estreitas e profundas” entre a Comunhão Anglicana e a Igreja Católica tiveram início no último sábado em Cantuária, Inglaterra, com um summit reunindo bispos de 19 países das duas Confissões e terão continuidade hoje em Roma, com a celebração das Vésperas na presença do Papa Francisco e do Primaz da Comunhão Anglicana Justin Welby. O evento será transmitido pela Rádio Vaticano, com comentários em português, a partir das 12h50min, horário de Brasília.

Bispos brasileiros

Do Brasil participam o Bispo diocesano de Barra do Piraí-Volta Redonda e Presidente da Comissão Episcopal para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso da CNBB, Dom Francisco Biasin, e Dom Flávio Irala, da Igreja Anglicana de São Paulo.

Programação

São 36 os bispos que participam da semana celebrativa, que no sábado iniciou com a celebração das Vésperas na Catedral de Cantuária e com uma Vigília católica na Cripta da Catedral. No domingo pela manhã, os bispos participaram de um encontro privado com o Arcebispo de Cantuária, Justin Welby. Ao longo de toda esta semana, em uma série de encontros, são tratados os desafios pastorais com os quais os prelados se deparam em suas respectivas dioceses, partilhadas suas experiências e esperanças para o futuro.

Os detalhes do encontro foram fornecidos pela Agência de Imprensa da Comunhão Anglicana “ACNS”.

Na quarta-feira, 5 de outubro, os 36 bispos se unirão em Roma, junto ao Arcebispo Justin Welby e ao Papa Francisco, para a celebração das Vésperas na Igreja do Mosteiro de São Gregório al Cielo. A celebração será animada, conjuntamente, pelo Coral da Capela Sistina e pelo Coral da Catedral de Cantuária.

O primeiro Arcebispo de Cantuária, Santo Agostinho, foi Prior do Mosteiro de São Gregório, antes de ser enviado pelo Papa para evangelizar a Inglaterra em 597.

Encontro com Francisco

Na quinta-feira, 6 de outubro, o Arcebispo de Cantuária terá um encontro privado com o Papa Francisco, antes de uma série de encontros com bispos e funcionários do Vaticano.

Como “sinal de profunda amizade e respeito”, o Arcebispo Welby usará o anel episcopal que foi presenteado por Paulo VI ao Arcebispo Michael Ramsey, em 1966.

As celebrações recordam os 50 anos do primeiro histórico encontro entre um Papa e um Arcebispo de Cantuária após a Reforma – o que acabou se tornando uma pedra fundamental nas relações ecumênicas – quando o Arcebispo Michael Ramsey foi a Roma para uma visita oficial a Paulo VI em 1966.

Era a primeira vez que um Papa encontrava-se com o mais alto representante do anglicanismo, ocasião em que o Papa Montini deu ao Arcebispo Ramsey o seu anel episcopal, gesto que teve uma grande repercussão em todo o mundo.

Centro Anglicano em Roma

As celebrações também fazem memória ao 50° aniversário do Centro Anglicano de Roma, e pela recorrência, o Arcebispo Welby participará de um jantar em Roma, para celebrar os cinco decênios de “promoção da unidade dos cristãos em um mundo dividido”.

“O Centro anglicano trabalhou por cinquenta anos para ajudar católicos e anglicanos a trabalhar juntos, rezar, estudar e conversar juntos”, afirma o atual Diretor, o Arcebispo David Moxon, que acrescenta: “A viagem que estamos fazendo nos pede para abandonar antigos medos e preconceitos para construir uma história compartilhada juntos. Estas celebrações marcam a escritura de um novo capítulo na histórica da Igreja cristã”.

Por Rádio Vaticano

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.