Horários de Missas

Segunda-feira à Sexta-feira: 7h30, 12h10 e 18h

Sábados: 9h30, 12h e 16h  

Domingos: 9h30, 11h, 12h30, 18h30

 

Notícias › 15/09/2016

CEBs realizam Encontro Continental no Paraguai

“As CEBs caminham e o Reino anunciam”, é o slogan que acompanha a Assembleia das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) da América Latina. A assembleia teve início no dia 13 de setembro e vai até sábado dia 17 em Luque, Paraguai.

O encontro recorda os 50 anos de presença das Comunidades Eclesiais de Base na América Latina e tem o objetivo de fortalecer as bases para uma nova redefinição dos objetivos diante dos novos sinais dos tempos.

As origens das CEBs

As Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) surgiram no Brasil como um meio de evangelização que respondesse aos desafios de uma prática libertária no contexto sociopolítico dos anos da ditadura militar e, ao mesmo tempo, como uma forma de adequar as estruturas da Igreja às resoluções pastorais do Concílio Vaticano II, realizado de 1962 a 1965. Encontraram sua cidadania eclesial na feliz expressão do Cardeal Aloísio Lorscheider: “A CEB no Brasil é Igreja — um novo modo de ser Igreja”.

Puebla

Em 1979, reunidos em Puebla, os Bispos latino-americanos firmaram o seguinte compromisso:

“Como pastores, queremos resolutamente promover, orientar e acompanhar as comunidades eclesiais de base, de acordo com o espírito de Medellín e os critérios da Evangelii Nuntiandi; favorecer o descobrimento e a formação gradual de animadores. Em especial, é preciso procurar como podem as pequenas comunidades, que se multiplicam nas periferias e zonas rurais, adaptar-se também à pastoral das grandes cidades do nosso continente” (Pb 648).

Os Bispos do Brasil já haviam feito a opção pelas “comunidades de base” desde 1966, para tornar a Igreja mais viva, mais corresponsável e mais integrada. As CEBs foram consideradas atividade “urgente” pelos bispos, para renovar as paróquias.

Celebração pelos 50 aniversário e perspectivas para o futuro

Os trabalhos serão baseadas nos âmbitos bíblico, teológico e sociológico. A assembleia esta ligada ao CELAM – Conselho Episcopal Latino-americano, representado nesta ocasião por Dom Sergio Gualberti, Arcebispo de Santa Cruz da Serra na Bolívia.

Por Rádio Vaticano

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.