Horários de Missas

Segunda-feira à Sexta-feira: 7h30, 12h10 e 18h

Sábados: 9h30, 12h e 16h  

Domingos: 9h30, 11h, 12h30, 18h30

 

Destaques › 27/06/2016

Como funciona o nosso coral?

imaculadoO que é um coral?

É um grupo de pessoas que se unem para cantar. Normalmente são divididos em quatro grandes grupos: Soprano (mulheres com voz mais aguda), Contralto (mulheres com voz mais grave), Tenor (homens com voz mais aguda) e Baixo (homens com voz mais grave). Fazemos uma avaliação com cada integrante e determinamos em qual grupo ele irá cantar naquele momento. Pode ser que em alguns momentos (ou músicas) alguns integrantes possam cantar vozes diferentes, como os tenores cantarem a mesma linha (melodia) que os baixos. Veja um vídeo de exemplo aqui.

Como é um ensaio de naipe?

Cada naipe vai para uma sala, onde o coordenador irá repassar a melodia com aquele grupo de pessoas. Em geral isso é necessário quando uma nova música é entregue na hora do ensaio, sem prévio aviso. Quando isto ocorrer, poderá ser necessário dividir o grupo para que cada um aprenda a sua voz separadamente. Ao juntar as vozes poderemos ouvir como fica o som em grupo, obtendo o efeito do Coral. Em geral cantamos de 2 a 4 vozes.

Como estudar em casa?

Não podemos perder tempo ensinando individualmente cada integrante. É necessário que você ouça as gravações das músicas e saiba muito bem a sua voz. Se é contralto, que saiba sua linha melódica com bastante segurança. Se é tenor, idem! Com isso podemos aproveitar o tempo de ensaio para trabalhar com mais profundidade o repertório. Colocamos sempre com antecedência as músicas que iremos cantar e ensaiar, para que você possa se preparar com bastante antecedência.

O que fazemos no ensaio?

Na realidade aprendemos sobre várias coisas, desde técnica vocal, documentos do Vaticano, dicas para aproveitar melhor a Santa Missa, aprendizado de músicas novas e reforço das que já cantamos. É um mix de atividades elaboradas para uma formação mais completa de todos os integrantes.

Como integrar nosso coral?

Inicialmente você precisa ter a segunda à noite, das 20h às 22h, mais o domingo, das 12h às 13h30 livres. Estes horários são fundamentais. Fora isso, será necessária a dedicação de um tempinho para ler, estudar e preparar as músicas e os estudos propostos.

Por onde começar?

Assista alguns vídeos nossos, acesse o canal do YouTube do Coro da Arquidiocese de Campinas e conheça um pouco melhor do trabalho de um coral em missas e celebrações litúrgicas. Depois, se não tem conhecimento musical, veja os vídeos que ensinam a ler partitura. Depois você pode acessar as gravações ou links do YouTube e se familiarizar com o repertório que já cantamos. Enfim, daremos todo o suporte necessário e até nos dispomos a marcar encontros individuais com você, pois há muito trabalho pela frente. ;-) Depois você pode vir a uma missa na Capela da PUC às 12h30 no próximo domingo e nos procurar, antes ou depois da missa, para conversar conosco e ver o que achou. Você também está convidado para vir a um encontro na segunda-feira às 20h no Salão Paroquial da igreja. Esperamos por você!

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.