Horários de Missas

Segunda-feira à Sexta-feira: 7h30, 12h10 e 18h

Sábados: 9h30, 12h e 16h  

Domingos: 9h30, 11h, 12h30, 18h30

 

Coral

Como funciona o nosso coral?

coralO que é um coral?

É um grupo de pessoas que se unem para cantar. Normalmente são divididos em quatro grandes grupos: Soprano (mulheres com voz mais aguda), Contralto (mulheres com voz mais grave), Tenor (homens com voz mais aguda) e Baixo (homens com voz mais grave). Fazemos uma avaliação com cada integrante e determinamos em qual grupo ele irá cantar naquele momento. Pode ser que em alguns momentos (ou músicas) alguns integrantes possam cantar vozes diferentes, como os tenores cantarem a mesma linha (melodia) que os baixos. Veja um vídeo de exemplo aqui.

Como é um ensaio de naipe?

Cada naipe vai para uma sala, onde o coordenador irá repassar a melodia com aquele grupo de pessoas. Em geral isso é necessário quando uma nova música é entregue na hora do ensaio, sem prévio aviso. Quando isto ocorrer, poderá ser necessário dividir o grupo para que cada um aprenda a sua voz separadamente. Ao juntar as vozes poderemos ouvir como fica o som em grupo, obtendo o efeito do Coral. Em geral cantamos de 2 a 4 vozes.

Como estudar em casa?

Não podemos perder tempo ensinando individualmente cada integrante. É necessário que você ouça as gravações das músicas e saiba muito bem a sua voz. Se é contralto, que saiba sua linha melódica com bastante segurança. Se é tenor, idem! Com isso podemos aproveitar o tempo de ensaio para trabalhar com mais profundidade o repertório. Colocamos sempre com antecedência as músicas que iremos cantar e ensaiar, para que você possa se preparar com bastante antecedência.

O que fazemos no ensaio?

Na realidade aprendemos sobre várias coisas, desde técnica vocal, documentos do Vaticano, dicas para aproveitar melhor a Santa Missa, aprendizado de músicas novas e reforço das que já cantamos. É um mix de atividades elaboradas para uma formação mais completa de todos os integrantes.

Como integrar nosso coral?

Inicialmente você precisa ter a segunda à noite, das 20h às 22h, mais o domingo, das 12h às 13h30 livres. Estes horários são fundamentais. Fora isso, será necessária a dedicação de um tempinho para ler, estudar e preparar as músicas e os estudos propostos.

Por onde começar?

Assista alguns vídeos nossos, acesse o canal do YouTube do Coro da Arquidiocese de Campinas e conheça um pouco melhor do trabalho de um coral em missas e celebrações litúrgicas. Depois, se não tem conhecimento musical, veja os vídeos que ensinam a ler partitura. Depois você pode acessar as gravações ou links do YouTube e se familiarizar com o repertório que já cantamos. Enfim, daremos todo o suporte necessário e até nos dispomos a marcar encontros individuais com você, pois há muito trabalho pela frente. ;-) Depois você pode vir a uma missa na Capela da PUC às 12h30 no próximo domingo e nos procurar, antes ou depois da missa, para conversar conosco e ver o que achou. Você também está convidado para vir a um encontro na segunda-feira às 20h no Salão Paroquial da igreja. Esperamos por você!

Como me preparar melhor para fazer uma leitura?

Procure estar com uma roupa apropriada, procurando não se destacar entre os outros. Leia pelo menos duas ou três vezes, em voz alta, para outra pessoa, a leitura que irá fazer. Pergunte ao ministro ou sacerdote, antes da missa, qual a pronúncia correta de algum nome próprio, caso tenha ficado na dúvida. Verifique se o microfone está funcionando e mantenha a voz firme e clara, e leia sem pressa. Boa leitura!

livros

Você sabia?

Você sabia que não respondemos “Amém” quando rezamos o Pai-nosso na missa?

O motivo é que o sacerdote ainda irá concluir a oração posteriormente, pois quando dizemos “Livrai-nos do mal” ele imediatamente diz “livrai-nos de todos os males, ó Pai. Dai-nos hoje…”, etc.

Você sabia que a oração ‘Por Cristo, com cristo…’ é exclusiva do padre?

Existem partes da missa que são restritas ao sacerdote, pois cabe a ele dirigir aquela prece em nome de toda a assembleia, para Deus. Por isso as frases “Por Cristo, com Cristo, em Cristo…” e também “Jesus Cristo, dissestes aos vossos apóstolos, eu vos deixo a paz..” não devem ser pronunciadas pelo povo, mas exclusivamente pelo padre.

Se diz “Pai nosso que estais no céu” ou “…nos céus”?

O correto é “Pai nosso que estais nos céus”. Porém mais à frente se diz “assim na terra como no céu” no singular. Também é costume esquecer o pronome em “perdoai-nos as nossas ofensas…” Não se trata de fazer certo ou errado ou “valer” ou ‘não valer’ a oração, mas apenas de estar atento para podermos sempre nos aprimorar.

O que o Catecismo da Igreja Católica diz sobre a reencarnação?

A morte é o fim da peregrinação terrestre do homem, do tempo da graça e da misericórdia que Deus lhe oferece para realizar sua vida terrestre segundo o projeto divino e para decidir seu destino último. Quando tiver terminado o único curso da nossa vida terrestre, não voltaremos mais a outras vidas terrestres. Os homens devem morrer uma só vez. Não existe reencarnação depois da morte. (CIC 1013)