Horários de Missas

Segunda-feira à Sexta-feira: 7h30, 12h10 e 18h

Sábados: 9h30, 12h e 16h  

Domingos: 9h30, 11h, 12h30, 18h30

 

Notícias › 30/01/2017

Cristãos leigos e leigas finalizam 2ª etapa de curso de formação política

Cristão leigos e leigas de 16 estados brasileiros terminaram no sábado, 28, a segunda etapa presencial da sexta turma do Curso de Formação Política promovido pelo Centro Nacional de Fé e Política Dom Hélder Câmara (Cefep), em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). A formação dos 47 alunos iniciou no dia 15 de janeiro com aulas teóricas e partilhas das experiências das escolas locais de Fé e Política, tanto as de caráter diocesano, quanto as de caráter regional.

Nesta segunda etapa, os alunos tiveram a oportunidade de aprofundar conhecimentos, já adquiridos durante o ano de 2016, além de estreitar os laços de irmandade com troca de experiências durante todo o período da formação. O curso, estruturado em duas etapas presenciais e em módulos à distância, conta com participantes das cinco regiões brasileiras, desde o Alto Solimões, na Amazônia, até Curitiba, no Paraná.

O bispo de Caçador (SC) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Severino Clasen, esteve com os cursistas nas duas etapas presenciais. “O Centro Nacional Dom Helder Câmara tem buscado contribuir para construção de uma sociedade mais justa e solidária, na medida em que oportuniza a convivência harmônica e reflexão com participantes de diversas regiões e realidades socioculturais do país”, destaca o bispo.

Essa etapa presencial contou, ainda, com análises de conjuntura e um debate com alunos que se candidataram ou foram eleitos no último pleito eleitoral de 2016. Vários deles explicitaram também experiências como secretários em encargos executivos como secretários de planejamento, educação, cultura, secretaria da mulher.

O secretário executivo do Cefep, padre José Ernanne Pinheiro, debateu com a turma documentos e pronunciamentos do papa Francisco. Entre elas, a carta apostólica Misericordia et Misera e a mensagem do pontífice por ocasião do 3º Encontro com os Movimentos Populares.

O curso contou, ainda, com a participação de irmãos de denominações evangélicas, ensejando, dessa maneira, a frutificação de um diálogo ecumênico pela vivência, reflexão e oração em conjunto. Os 500 anos da reforma protestante foi tema de palestra, precedido por um culto Ecumênico, com a participação da secretária do Conselho Nacional das Igrejas Cristãs (Conic), pastora Romi Márcia Bencke. “Como nos fala São Paulo em sua segunda Carta aos Coríntios: ‘O amor de Cristo é que nos impulsiona’ (II Cor 5, 14)”, ressalta o dom Severino.

Para os participantes desta segunda etapa, o Cefep consolida-se na busca da construção de uma sociedade calcada no respeito mútuo e nos ideais do Evangelho de Jesus Cristo. “Como afirmou dom Helder, o Cefep instiga aos alunos que não deixem morrer a profecia, concretizando no mundo uma ação profética verdadeira e centrada no Cristo Senhor”, avaliam.

De acordo com as regras do edital, para receberem o certificado de Extensão Universitária e de Especialização PUC-Rio, os participantes terão de elaborar uma monografia.

Por CNBB, com Cefep

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.