Horários de Missas

Segunda-feira à Sexta-feira: 7h30, 12h10 e 18h

Sábados: 9h30, 12h e 16h  

Domingos: 9h30, 11h, 12h30, 18h30

 

Homilia Dominical › 14/07/2017

FESTA DE NOSSA SENHORA DO CARMO

Pe. Valeriano dos Santos Costa – Capela da PUC-SP – 14/07/2017
Zc 2,14-17; Cânt: Lc 1,46-47.48- 49.50-53.54- 55; Mt 12,46-50

03TODO AQUELE QUE FAZ A VONTADE DO MEU PAI QUE ESTÁ NO CÉU, ESSE É MEU IRMÃO, MINHA IRMÃ E MINHA MÃE.

Há 800 anos nascia no Monte Carmelo, a ordem do Carmo, caracterizada por dois elementos: sua origem em Santo Elias e sua devoção a Maria. Santo Elias se refugiou no Monte Carmelo para fugir da perseguição de Jezabel, que queria levar o Povo de Israel a abjurar o Deus vivo e idolatrar Baal. A referência mariana para os Carmelitas foi uma visão de São Simão Stock, em que Nossa Senhora apareceu-lhe com o Menino Jesus nos braços, ambos tendo um escapulário, que lhe davam para ajudá-los a vencer as perseguições.

No século XVI, Santa Teresa de Ávila e São João da Cruz fazem uma reforma na Ordem do Carmo, que estava decadente, surgindo a Ordem dos Carmelitas descalços, para significar sua adesão aos valores evangélicos.

Em 1685, foi fundado em São Paulo, próximo à Praça da Sé, um recolhimento para moças católicas, chamado Recolhimento de Santa Teresa. Em 1913, o Recolhimento foi transformado em Mosteiro da Ordem das Carmelitas Descalças de Santa Teresa. Em 1º de julho de 1923, o Mosteiro mudou-se para as Perdizes. Mas em 1946, o Mosteiro das Perdizes foi entregue a Dom Carlos Carmelo Motta para fundar a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

As carmelitas foram para o Jabaquara, onde estão até hoje, e nós estamos aqui como Paróquia imaculado Coração de Maria, graças a Dom Agnelo Rossi, que em 30 de abril de 1965, fundou a Paróquia Universitária e, dois anos depois, em 21 de agosto de 1967, fundou a Paróquia territorial. Portanto, 50 anos de fundação: Jubileu de Ouro.

Para substituir as imagens que as carmelitas tinham levado para o Jabaquara, o Padre Godinho, em 1958, encomendou quatro imagens a José Tudon Puyeio: São Tomás de Aquino, padroeiro das Escolas Católicas, Santa Terezinha, Sagrado Coração de Jesus e São José. Na frente está imagem Padroeira, trazida da Espanha: Imaculado Coração de Maria Sede da Sabedoria. Vamos Santa Teresa e sua espiritualidade, em algumas pinturas.

No teto do presbitério há um quadro da 1ª visão mística de Santa Teresa, em que Cristo lhe mostra as mãos, de onde sai uma grande luz.

Visão interior de Santa Teresa, em que Jesus Cristo, Nossa Senhora e são José a vestiam com uma roupa muito branca e luminosa.

Glorificação de Santa Teresa.

Santa Teresa, divulgadora da devoção a São José

Santa Teresa encontra o Menino Jesus, que lhe pergunta: Quem é você? Ela

responde: Eu sou Teresa de Jesus. Então o Menino responde: eu sou Jesus de Teresa.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.