Horários de Missas

Segunda-feira à Sexta-feira: 7h30, 12h10 e 18h

Sábados: 9h30, 12h e 16h  

Domingos: 9h30, 11h, 12h30, 18h30

 

Matrimônio

Caros noivos,

É com grande satisfação que acolhemos seu desejo de realizar em nossa igreja a celebração do casamento.

É pelo sacramento do Matrimônio que vocês podem consagrar a Deus o amor mútuo, tornando-se um para o outro instrumento e sinal da graça de Deus.

Neste sentido, para que a celebração seja espiritualmente frutuosa, recomendamos vivamente que vocês se preparem pela recepção do sacramento da Penitência e até mesmo que possam receber a Sagrada Comunhão durante a liturgia matrimonial.

Este guia pretende oferecer-lhes informações sobre os passos necessários à realização do matrimônio.

Acesse o guia de noivos.

O consentimento pelo qual os esposos se entregam e se acolhem mutuamente é selado pelo próprio Deus. De sua aliança ‘se origina também diante da sociedade uma instituição firmada por uma ordenação divina’ (Gaudium et spes, 48,1). A aliança dos esposos é integrada na aliança de Deus com os homens [.].

Pode parecer difícil e até impossível ligar-se por toda a vida a um ser humano. Por isso é de suma importância anunciar a Boa Nova de que Deus nos ama com um amor definitivo e irrevogável, que os esposos participam deste amor, que ele os apoia e mantém, e que através de sua fidelidade podem ser testemunhas do amor fiel de Deus. [.]

(Catecismo da Igreja Católica, 1639.1648)

Realização de Casamentos

Na Capela da PUC, o sacramento do Matrimônio é ministrado às sextas-feiras nos horários de 19h30, 20h30 e 21h30 e aos sábados nos horários de 17h, 18h, 19h 20h e 21h.

Informações e Agendamento

Para agendar a data e para informações sobre o processo do Casamento entrar em contato com a Secretaria Paroquial, de terça a sábado das 14h às 18h com a Franscica pelo telefone: 11 3862-2498.

Curso de Noivos

A quem se destina?

Todos os casais que querem receber este Sacramento na Igreja da PUC poderão participar da preparação realizada nesta paróquia. Para tanto, é necessário preencher a ficha de inscrição ao curso e verificar se há disponibilidade de vagas na data escolhida. Para isso veja mais abaixo.

Os Cursos são organizados pela Paróquia.

Confira as datas para 2017

11/03 – Teatro Tuca – Sábado

07/04 – Paróquia – Sexta-Feira

13/05 – Teatro Tuca – Sábado

10/06 – Paroquia – Sexta-Feira

12/08 – Teatro Tuca – Sabádo

09/09 – Paróquia – Sexta-Feira

14/10 – Teatro Tuca – Sábado

10/11 Paróquia – Sexta-Feira

09/12 – Teatro Tuca – Sábado

A carga horária é de 4 horas.

Conteúdo

O curso é constituído de uma formação sobre o amor de Deus no Plano da Salvação, fazendo contraponto como esse Amor se reflete no amor esponsal.

Informações

Telefones: 3862-2498 (secretaria da paróquia com Francisca)

Fale Conosco

Nome*:

E-mail*:

Telefone:

Assunto*:

Mensagem:

* campos obrigatórios.

Informações para o processo do matrimônio

1) Processo de habilitação matrimonial

Os noivos têm o direito de se casar na paróquia que escolherem, mas o processo deve ser feito na paróquia de um dos requerentes (ou seja, a mais próxima da residência do noivo ou da noiva).

Por sermos Paróquia Universitária, todos os universitários que estudam na Arquidiocese de São Paulo, podem fazer aqui seu processo. Os bairros de Campo Limpo Santo Amaro e São Miguel estão fora da Arquidiocese de São Paulo.

2) Reserva

A primeira providência é marcar a data e o horário da celebração do matrimônio com antecedência.

No ato da reserva, é necessário efetuar o pagamento da taxa. Em caso de cancelamento com menos de 6 meses a taxa não será devolvida, em caso de cancelamento com mais de 6 meses será devolvido 70% do valor da taxa paga.

Veja os horários de casamento:

Sexta-feira: 19h30, 20h30, 21h30
Sábado: 17h, 18h, 19h, 20h e 21h

3) Documentação

No mínimo três meses antes do casamento, os noivos devem apresentar à paróquia em que está sendo feito o processo a seguinte documentação:

. fotocópia simples da carteira de identidade;
. certidão de Batismo atualizada (nos últimos 6 meses);
. comprovante de participação do Curso de Noivos;
. autorização dos pais, para menores de 18 anos;
. comprovante de residência do casal;
. para universitários, comprovante de inscrição regular em curso universitário dentro da arquidiocese de São Paulo;
. para aqueles que não residem na paróquia ou não são universitários, o processo de transferência de sua paróquia de origem deve ser concluído até um mês antes do casamento.

A Igreja pede duas testemunhas (padrinhos), as quais devem apresentar os seguintes dados: nome, estado civil, nacionalidade, profissão, local e data de nascimento, endereço completo e fotocópia simples da carteira de identidade.

4) Cerimônia civil

Não é possível celebrar o casamento religioso sem que haja o civil.

Quando o casamento civil for realizado antes do religioso, basta entregar à paróquia uma cópia da certidão, com uma semana de antecedência.

Quando o casamento civil for realizado depois do religioso, é necessário entregar à paróquia uma declaração do cartório com dia, hora e local da cerimônia, com 15 dias de antecedência.

Não é possível celebrar o casamento religioso sem que haja o civil.

Para o caso de casamento religioso com efeito civil, informe-se com a secretaria da paróquia em que está sendo feito o processo.

5) Celebrante

É possível convidar um padre amigo de outra paróquia para a celebração do seu matrimônio. Nesse caso, é preciso fornecer a nossa secretaria o nome completo, paróquia e telefone do sacerdote e uma fotocópia de sua carteira de identificação de sacerdote.

Procedimentos para a celebração

1) Pontualidade

O noivo e os padrinhos devem chegar 20 minutos antes da hora marcada e dirigir-se à casa paroquial. A cerimônia não será atrasada pela falta de algum padrinho ou parente.

A cerimônia terá início exatamente na hora marcada. O atraso da noiva implica o encurtamento da celebração, salvo o essencial.

Deve-se marcar no convite 15 minutos antes do horário fixado na igreja.

2) Cerimonial

A Paróquia possui uma equipe preparada para organizar a cerimônia de seu casamento, que poderá ter até três entradas solenes (cortejos).

É proibido jogar arroz.

3) Decoração

Quando há mais de um casamento no dia, as noivas devem escolher juntas a decoração e dividir as despesas entre si. O entendimento entre as noivas pode começar quando estiverem preenchidos 2/3 (dois terços) dos horários do dia, ou três meses antes do casamento.

Se não for possível o acordo, a Paróquia considera cancelada qualquer decoração.