Horários de Missas

Segunda-feira à Sexta-feira: 7h30, 12h10 e 18h

Sábados: 9h30, 12h e 16h  

Domingos: 9h30, 11h, 12h30, 18h30

 

NOTÍCIAS DA IGREJA : Abril 2017

NOTICIAS DA IGREJA : Abril 2017 

No Brasil: Romaria Nacional da Juventude 2017, 29 e 30 de abril em Aparecida, com o tema “Maria e a Doutrina Social da Igreja”.

Canonizados em breve os 30 Protomártires de Natal, dois sacerdotes e 28 leigos, mortos por sua fé no Rio Grande do Norte durante a invasão holandesa no séc. XVII.

Em Roma: O Papa e a Cúria fizeram o seu Retiro Quaresmal de seis dias perto de Roma. Foi pregado pelo Frei Giulio Michelini, ofm, com o tema “Paixão, Morte e Ressureição de Jesus segundo São Mateus”, com reflexões sobre a família e sobre os pobres. 

Viagens do Papa: Em 25/03 em Milão, onde entrou pela periferia, visitando a residência de uma família muçulmana e o Instituto Penitenciário São Vítor, onde passou pelas celas e conversou com os presos. Reuniu-se com jovens no Estádio San Siro.

Ao Egito: Em 28 e 29 de abril, importante visita, visando restabelecer melhores relações entre a Igreja Católica, a Igreja Copta e o governo egípcio.

Quatro Anos de Pontificado completados pelo Papa Francisco, marcados por sua humildade, simplicidade e preocupação com os pobres, refugiados e vítimas de conflitos, terrorismo e catástrofes naturais, além do trabalho pela renovação da Igreja.

Doze Critérios para a Reforma da Cúria, segundo o Papa: conversão pessoal, sentido pastoral, sentido missionário, racionalidade, funcionalidade, modernidade, sobriedade, subsidariedade, sinodalidade, catolicidade, profissionalismo, gradualidade. 

A Preparação ao Matrimônio deve ser um Catecumenato, diz o Papa, uma verdadeira ocasião para a evangelização dos adultos, e incluir um acompanhamento dos noivos antes do casamento e dos casais depois dele.  Só assim se evitará a multiplicação dos matrimônios nulos e inconsistentes.  A pastoral familiar deve visar não somente o desenvolvimento humano, mas o crescimento da fé dos noivos.

Pede demissão o Grão Mestre da Ordem Soberana de Malta, após ter recusado aceitar os enviados que o Papa mandara para investigar conflitos existentes na Ordem. O Papa, a seguir, nomeou um delegado pessoal para estudar a necessária renovação da Ordem e declarou nulos e inválidos todos os atos do Grão Mestre depois de 06 de dezembro. Novo Grão Mestre vai ser eleito após a Páscoa.

Música e Igreja: 50 anos após a Instrução sobre a música litúrgica “Musicam sacram”, um congresso em Roma reviu, em março, o lugar e o papel do músico e do patrimônio musical na Igreja, assim como a sua influência no diálogo ecumênico.

Padrinhos e Madrinhas de batismo abolidos por três anos, a título experimental, pelo bispo de Melfi, na Itália, por concluir que os padrinhos escolhidos por motivos de parentesco, econômicos ou sociais, embora fossem boas pessoas, não entendiam o seu papel de acompanhar e ajudar na formação cristã de seus afilhados.

Medjugorje: O Papa, que recebeu há algum tempo o relatório que pedira sobre as presumidas aparições de Nossa Senhora, ainda não reconhecidas pela Santa Sé, mandou um enviado especial, D. Henryk Hoser, arcebispo de Varsóvia, para uma avaliação da situação pastoral e das necessidades dos peregrinos que lá afluem.

Mensagens do Papa:

À Imprensa: Por ocasião do Dia Mundial das Comunicações, apela para que não se publiquem somente más notícias, de conflitos, desastres, escândalos, mas se procure de forma positiva mostrar remédios para evitá-las. E pede a quem lê essas notícias que coloque os “óculos da boa nova” em vez dos “óculos do desespero”.

Na Semana da Unidade: O fato que hoje, ao lembrarem o quinto centenário da Reforma protestante, católicos e luteranos possam lembrar-se juntos de um acontecimento que dividiu os cristãos, e que o façam com esperança, acentuando a pessoa de Jesus e a sua obra de reconciliação, é uma etapa notável, atingida graças a Deus e à oração, em cinquenta anos de conhecimento recíproco e diálogo ecumênico”. 

Na Quaresma: “É um tempo propício para abrir a porta aos que passam necessidade e reconhecer neles o rosto de Cristo. Toda vida que vem ao nosso encontro é um dom de Deus e merece acolhimento, respeito e amor”.

Aos que foram ofendidos ou prejudicados: “Um cristão nunca diga ‘Você me pagará’, nunca retribua o mal com o mal, mas sim o mal com o bem e a ofensa com o perdão”. 

Acontecimentos no mundo: 

Mais de cem Lugares Santos profanados e destruídos pelo Estado Islâmico no norte do Iraque, inclusive a célebre mesquita onde está enterrado o profeta Jonas, em Mossul, centro de peregrinações há milênios, totalmente arrasada e pilhada.

Um filme notável: “O Silêncio”, de Martin Scorsese, sobre a perseguição aos cristãos no Japão, no século XVII, quando dois jesuítas procuram um missionário que tinha desaparecido e que teria apostasiado sob tortura.

A igreja da Multiplicação dos Pães, em Tabgha, na beira do lago de Tiberíades, que tinha sido incendiada por terroristas, foi após a sua reconstrução reaberta pelo cardeal Woelki, arcebispo de Colônia, na presença do presidente de Israel, Rivlin, e de dirigentes religiosos de diferentes confissões.

A Congregação de N. S. de Sion, que possui vários estabelecimentos no Brasil, recebeu o prêmio Cardeal Bea 2017, concedido pela Anti-Defamation League, organização judia americana, para os que mais contribuiram para as relações entre judeus e cristãos.

Videntes de Fátima: Encerrou-se em Coimbra o processo diocesano pela beatificação de Irmã Lúcia, que agora vai a Roma. Jacinta e Francisco, que morreram jovens, já beatificados, talvez sejam canonizados por ocasião da visita do Papa a Fátima em maio.

 

Gerard Duchêne

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.