Horários de Missas

Segunda-feira à Sexta-feira: 7h30, 12h10 e 18h

Sábados: 9h30, 12h e 16h  

Domingos: 9h30, 11h, 12h30, 18h30

 

NOTÍCIAS DA IGREJA : Maio 2017

                                                                                                                                          

 

No Brasil: Sínodo arquidiocesano: Em preparação, para renovar e revitalizar a pastoral da Arquidiocese, segundo Dom Odilo Scherer,.

55° Assembléia da CNBB: De 25/04 a 3/5, discutiu a Iniciação Cristã, que deve ser assumida por toda a Igreja, e muito especialmente pelos pais, até bem antes do catecismo.  Também é necessária para os adultos que não a tiveram, ou a esqueceram.

Canonizados em outubro os 30 Protomártires de Natal, dois sacerdotes e 28 leigos, mortos por sua fé no Rio Grande do Norte durante a invasão holandesa no séc. XVII.

 

Em Roma:

Quatro Anos de Pontificado completados pelo Papa Francisco, marcados por sua humildade, simplicidade e preocupação com os pobres, refugiados e vítimas de conflitos, terrorismo e catástrofes naturais, além do trabalho pela renovação da Igreja.

Papa Emérito Bento XVI completa 90 anos no convento Mater Ecclesiae, nos jardins do Vaticano, onde reside depois de sua renúncia, cego de um olho e andando com dificuldade. Publicado recentemente, o livro “O Testamento de Bento XVI” (Ed. Planeta) narra as suas respostas às perguntas do jornalista Peter Seewald sobre muitos aspectos de sua vida, pontificado e renúncia.

 

Viagens do Papa Francisco:. Ao Egito: Em 28 e 29 de abril, importante visita, visando restabelecer melhores relações entre a Igreja Católica, a Igreja Copta e o governo egípcio. O lema dessa viagem foi: “O papa da paz num Egito de paz”. Recebido na Universidade Al-Azhar, a mais antiga e maior instituição acadêmica do islam sunita, por seu Grande Imã, ambos afirmaram que “a paz se contrói pela educação, pela formação à sabedoria, por um humanismo que integra completamente a dimensão religiosa, pela relação com Deus (…) e, também, a partir da aliança entre Deus e o homem, fundamento da aliança entre todos os homens, baseada nos Dez Mandamentos inscritos nas tábuas de pedra do Sinai, mas de forma bem mais profunda no coração de cada homem, lei que se resume nos dois mandamentos do amor a Deus e ao próximo”. O Papa também visitou S.S. Tawadros II, patriarca copta-ortodoxo do Cairo, rezando com ele pelas vítimas dos atentados recentes contra igrejas coptas. O Papa também fez um apelo para o diálogo entre as diversas igrejas cristãs. A Fátima, em 13 de maio, por ocasião do centenário das aparições,“numa peregrinação mais que uma viagem apostólica”, quando declarará santas as duas crianças videntes, Francisco e Jacinta.
Visita de Donald Trump ao Papa, em 24 de maio, aguardada com atenção, já que o Papa criticou várias posições do presidente americano, em particular com relação aos refugiados.

“A Cultura Numérica”: Assunto de um documento em preparação no Secretariado da Comunicação do Vaticano.

 

Renuncia o Patriarca Gregório III Laham, da Igreja Melkita, sendo substituído provisoriamente pelo Arcebispo melkita de Aleppo, D. Jean-Clément Jeanbart.

 

O Grão Mestre da Ordem Soberana de Malta, após ter recusado aceitar os enviados que o Papa mandara com o fim de investigar conflitos existentes na Ordem, pedira demissão, tendo o Papa declarado nulos e inválidos todos os seus atos depois de 6 de dezembro e nomeado em seguida um delegado pessoal para estudar a necessária renovação da Ordem.  Em 29 de abril, Fra Giacomo Dalla Torre del Tempio di Sanguinetti, até agora Grão Prior de Roma, foi eleito Lugar-Tenente do Grão Mestre da Ordem Soberana de Malta, por um ano, com os mesmos poderes do Grão Mestre  e com a missão de trabalhar na reforma da Constituição e do Código da Ordem, com o objetivo de reforçar a sua vida espiritual e aumentar o número dos seus membros professos.

 Mensagens do Papa:

Na Praça de São Pedro, durante um catecismo sobre a esperança cristã: “Nosso Deus não é um Deus distante, mas um Deus que nos diz: ‘estou com vocês todos os dias, até o fim do mundo’”.

 

Acontecimentos no mundo:

Fome no Mundo: Novamente, mais de 5 milhões de pessoas estão passando fome na África Oriental, principalmente no Sudão do Sul, Sudão, Etiópia e Eritréia, em virtude de longa seca e de guerras civis vigentes, e também na Venezuela, onde a população esfomeada refugia-se no Brasil para encontrar comida. Organizações católicas recolhem e distribuem alimentos em meio a grandes dificuldades.

Um filme notável: “O Silêncio”, de Martin Scorsese, sobre a perseguição aos cristãos no Japão no século XVII, quando dois jesuítas procuram um missionário que tinha desaparecido e que teria apostasiado sob tortura.  Está  passando em São Paulo.                                                                                                                                                              

                                                                                                                                                                 Gérard Duchêne

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.