Horários de Missas

Segunda-feira à Sexta-feira: 7h30, 12h10 e 18h

Sábados: 9h30, 12h e 16h  

Domingos: 9h30, 11h, 12h30, 18h30

 

Notícias › 23/09/2016

Relações católico-ortodoxas no encontro entre Koch e Hilarion

O Presidente do Departamento para as Relações Eclesiásticas Externas do Patriarcado de Moscou, Metropolita Hilarion de Volokolamsk encontrou-se com o Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, Cardeal Kurt Koch, no decorrer da XIV Sessão Plenária da Comissão Mista para o Diálogo Teológico entre a Igreja Ortodoxa e a Igreja Católica Romana, que se realizou em Chieti (Itália), de 15 de setembro até ontem, 22.

As partes trataram do atual estágio do diálogo teológico ortodoxo-católico e o desenvolvimento das relações bilaterais entre a Igreja Ortodoxa Russa e a Igreja Católica Romana, depois do histórico encontro de 12 de fevereiro do corrente em Havana, entre o Patriarca de Moscou e de todas as Rússia, Kirill, e o Papa Francisco.

Uniatismo

O Metropolita Hilarion ressaltou as dinâmicas positivas destas relações. Ao mesmo tempo, o Presidente do DREE do Patriarcado de Moscou compartilhou a sua profunda preocupação pelas recentes declarações e ações hostis contra o Patriarcado de Moscou por parte das Igreja Greco-católica ucraniana. O Metropolita Hilarion expressou a sua convicção quanto à necessidade de debater o tema do uniatismo no âmbito da Comissão Mista para o Diálogo Católico-Ortodoxo.

Programa de intercâmbio

As partes ressaltaram o desenvolvimento fecundo da cooperação entre a Igreja Ortodoxa Russa e a Igreja Católica Romana no campo da cultura. No decorrer do último ano, realizou-se um programa de viagens de intercâmbio educativo e cultural de sacerdotes e estudantes de Teologia da Igreja Católica Romana em Moscou e de seus homólogos do Patriarcado de Moscou em Roma. Tais viagens favoreceram um conhecimento recíproco e mais profundo das tradições e da vida moderna das duas Igrejas. Os interlocutores acordaram que este promissor projeto deve ser realizado anualmente.

No decorrer da reunião foram discutidos ainda outros temas de comum interesse.

Da reunião participaram também o responsável pela seção Oriental do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, Monsenhor Hyacinthe Destivelle e o sacerdote Aleksij Dikarev, do Departamento para as Relações Externas do Patriarcado de Moscou.

Por Rádio Vaticano

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.