Horários de Missas

Segunda-feira à Sexta-feira: 7h30, 12h10 e 18h

Sábados: 9h30, 12h e 16h  

Domingos: 9h30, 11h, 12h30, 18h30

 

Notícias › 20/09/2016

Série de vídeos aborda orientações da Igreja para a eleições

O Núcleo de Estudos Sociopolíticos (NESP) da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas) e a arquidiocese de Belo Horizonte (MG) disponibilizaram, neste mês de setembro, 20 vídeos sobre participação política e as eleições deste ano. A iniciativa faz parte da campanha “Eleições 2016: #AcidadeÉprioridade” e deve utilizar multiplataformas digitais. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) irá colaborar com a ação, divulgando o material.

O bispo auxiliar de Belo Horizonte e reitor da PUC-Minas, dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, afirmou que o conteúdo com orientações para as eleições municipais está disponível para reprodução, multiplicação e uso gratuito. “As dioceses e paróquias que desejarem poderão colocar os vídeos em seus sites também”, explicou.

Em uma carta com as orientações para as eleições deste ano, divulgada pela arquidiocese e assinada pelo arcebispo metropolitano, dom Walmor Oliveira de Azevedo, e seus auxiliares, é destacado a missão evangelizadora exige de todos, “neste momento importante para a vida da sociedade, empenho para que tudo se realize como anúncio do Reino de Deus e o bem do povo, particularmente do povo empobrecido e sacrificado”.

A campanha “Eleições 2016: #Acidadeéprioridade” também conta com a realização de debates.

Temáticas

Os vídeos são dedicados aos mais diferentes públicos e objetivam a partilha de informações e a contribuição com processos educativos. O conteúdo é direcionado ao processo eleitoral deste ano, à formação sobre cidadania e à participação política.

O primeiro vídeo da série tem caráter informativo. A produção aborda a função dos três poderes e questiona o eleitor sobre a pertinência da votação em candidatos que já exercem cargos ou a possibilidade de renovação nas Câmaras de Vereadores e prefeituras municipais.

Os demais tratam da transformação dos cargos públicos em carreira profissional por meio de reeleições sucessivas, financiamento das campanhas, a abordagem das periferias durante o pleito, o papel da mídia na construção da opinião política, entre outras temáticas ligadas às eleições.

Acesse os vídeos no YouTube.

Para baixar os vídeos e utilizá-los nas dioceses, paróquias e comunidades, acesse este link do Google Drive.

Por CNBB

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.