Confira as principais notícias no Brasil e em Roma
NO BRASIL:
Falecimentos:
– Cardeal Dom Paulo Arns, muito querido arcebispo emérito de São Paulo, em 14 de dezembro após ter celebrado 50 anos de episcopado.
– Cláudio Pastro, em 19 de outubro, grande artista especializado em arte sacra, cujas obras estão presentes no Santuário Nacional de Aparecida e em muitas igrejas, e também na nossa paróquia no lindo Portal de Nossa Senhora.
Nomeações:
– Arcebispo de Sorocaba: Dom Júlio Akamine, até agora bispo auxiliar e vigário-geral da Arquidiocese de São Paulo.
– Arcebispo de Aparecida: Dom Orlando Brandes, arcebispo de Londrina, sucedendo ao Cardeal Dom Raymundo Damasceno.
Campanha da Fraternidade 2017: Seu tema é “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e seu lema: “Cultivar e guardar a Criação” (Gn 2,15).
Arquidiocese:
– “Viva a mãe de Deus e nossa”: Carta Pastoral de Dom Odilo abrindo o Ano Mariano Nacional pelos 700 anos da descoberta da imagem de Nossa Senhora Aparecida.
– Projeto Vida Nova, reforma de um edifício da Praça da Sé (Ed. Nazareth) para acolher, recuperar e encaminhar moradores de rua drogados.
– Incardinação na arquidiocese, do Pe. João Inácio Mildner, Capelão do Hospital Emilio Ribas, e celebrante, há anos, da missa das 11h da nossa paróquia.
EM ROMA:
A Teoria do Gênero foi condenada pelo Papa, que a qualificou como “a grande inimiga do casamento… parte da guerra mundial para destrui-lo”.
Ecumenismo: – Celebrando em Roma os 50 anos do restabelecimento por Paulo VI e o Arcebispo Ramsey das relações entre anglicanos e católicos, o Papa Francisco e o Arcebispo anglicano Welby de Canterbury assinaram um Documento Conjunto no qual declaram que: “Tornamo-nos amigos e companheiros de viagem… o mundo deve nos ver testemunhar essa fé comum em Jesus Cristo”.
Por ocasião dos 500 anos da Reforma protestante, o Papa esteve em 31/10 em Lund (Suécia), local da Conferência Episcopal dos países do Norte, onde, pela primeira vez, católicos e luteranos comemoraram juntos a nível mundial o 5°centenário da Reforma, quando Lutero, segundo o Papa Francisco, não quis dividir a Igreja, mas reformá-la. Foi então assinado o documento conjunto “Do conflito à comunhão”.
Novo Sínodo dos bispos: convocado pelo Papa para outubro 2018, em Roma, sobre o tema “A Juventude, a Fé e o Discernimento Vocacional”.
Novo Preposto-Geral dos Jesuítas: Pe. Arturo Sosa Abascal, eleito pela 36ª Congregação Geral da Cia. de Jesus, substituindo o Pe. Adolfo Nicolás, demissionário.
17 Novos cardeais criados no consistório de 19/11, entre os quais Dom Sérgio da Rocha, arcebispo de Brasília e, fato raro, o Pe. Ernesto Simoni, de 88 anos, que, encarcerado pelo regime comunista da Albânia por 18 anos e condenado a trabalhos forçados a perpetuidade, continuou exercendo clandestinamente o seu ministério.
Canonizações: Várias, entre os quais Elizabeth da Trindade, carmelita contemporânea de Sta. Teresinha, “de altíssima espiritualidade baseada no silêncio, na devoção à Trindade e à Virgem Maria e no “Louvor à Glória” na adoração e contemplação”. (Cf. “La Croix, 14/10/16)
Documentos:
– “Amoris Laetitia”: Exortação apostólica do Papa Francisco, sobre a família, magnificamente escrita, deve ser lida com cuidado e atenção por todos.
– “Ad resurgendum cum Christo”: A Congregação da Doutrina da Fé recomenda o sepultamento, porém autoriza a cremação desde que em lugar sagrado indicado pela Igreja, não podendo as cinzas ficar em casa ou dispersas na natureza.
– “Misericordia et misera”: Carta apostólica encerrando o Jubileu da Misericórdia.
– “Ratio fundamentalis institutionis sacerdotalis”, para a formação de sacerdotes.
Gerard Duchêne