Horários de Missas

Segunda-feira à Sexta-feira: 7h30, 12h10 e 18h

Sábados: 9h30, 12h e 16h  

Domingos: 9h30, 11h, 12h30, 18h30

 

Artigos › 07/02/2020

Onde você busca sua força e vitória?

prayer-1308663-640

Imagem de reenablack por Pixabay

A fé católica é centrada na pessoa de Cristo. Ele é Deus e, sendo Deus, é onipotente, ou seja, tem poder sobre todas as coisas e vence qualquer exército, porque fortaleza e vitória estão nele. Como Filho de Deus, Cristo também é Senhor. Tudo a Ele está submetido como nos garante as Sagradas Escrituras: Por isso Deus o exaltou soberanamente e lhe outorgou o nome que está acima de todos os nomes, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho no céu, na terra e nos infernos. E toda língua confesse, para a glória de Deus Pai, que Jesus Cristo é Senhor” (Fl.2,11).

Em outra passagem bíblica, o Senhor também nos garante que “em todas as coisas somos mais que vencedores pela virtude daquele que nos amou” (Rm. 8,37). Dessa forma, não há inimigo, criatura, situação ou coisa qualquer que o possa vencer.

Falando a respeito de Cristo Senhor, o Catecismo da Igreja Católica também nos lembra que “ao longo de toda a sua vida pública, seus gestos de domínio sobre a natureza, sobre as doenças, a morte e o pecado demonstravam sua soberania divina” ( Catecismo 447). É por tudo isso que, como cristãos, podemos dizer, com plena certeza, que “a nossa força e a nossa vitória estão em Jesus”.

Para alcançar a força e a vitória

No entanto, muitas vezes, nos questionamos: “Por que não alcançamos certas graças ou não vencemos em determinadas lutas? Por que nos sentimos tão fracos? A questão que, certamente, deveríamos nos fazer é: Estamos, de fato, em Cristo? Este “estar em Cristo” traz dois sentidos que gostaria de destacar:

O primeiro sentido é o da condição, é o modo como devemos estar. Existe algo que precisa acontecer para que alcancemos êxito em nossas lutas: Estar em Jesus, isto é, unidos a Ele e ao Seu projeto a nosso respeito. Precisamos estar inseridos e empenhados em Seu plano de amor por nós. Devemos entender o que Ele deseja para a nossa vida e colaborarmos com isso. Nesta condição – inteiramente rendidos ao que o Senhor nos propõe e direcionados pela Sua Palavra –, teremos a força e a vontade de ver Sua obra chegando ao Seu objetivo e, certamente, o alcançaremos, porque é do agrado de Deus. Batalharemos por algo que o Senhor nos quer dar. Desse modo, a vitória é certa!

O segundo é o sentido de lugar. Nossa força e vitória estão em um lugar específico: Cristo, Deus e Senhor. Não é fora dele, não é numa instituição, numa outra pessoa ou coisa, mas somente em Jesus – forte e vitorioso – que está a fonte dos dons com que Ele mesmo quer nos presentear. Toda graça está n’Ele. Podemos, então, buscar, no Senhor, a capacidade de enfrentar com disposição de alma os desafios e alcançar a vitória que nos foi reservada, pois foi a Ele que tudo foi dado. Sua presença, agindo em nossa natureza humana, nos impele a lutar e a vencer.

Que força e que vitória o Senhor quer nos dar?

Outro ponto importante que precisamos levar em conta, nesta reflexão, é que a vitória e a força do cristão não são as mesmas impostas pela mentalidade deste mundo. Algumas vezes, a vitória para mim e para você será apenas a de poder lutar e não se deixar vencer pelo medo ou a frustração de não ter tentado. Poderá ser também a vitória de ter se tornado melhor durante a batalha, ainda que não se alcance o que se almejou no início da luta. Outros frutos vieram! Isso já nos faz vencedores. Muitas vezes, nossa força será não nos deixarmos enfraquecer pela turbulência e as contrariedades, ainda que sintamos as dores dos golpes.

Como alcançar a força e vitória em Jesus?

A fé é a porta aberta para isso, é a fé de entrega e confiança, a qual, muitas vezes, nos faz dar passos que não seguem a lógica da razão, mas sim a de quem acredita mesmo sem ver. A fé deve ser o modus operandi de cada um que acredita no Cristo. É a forma como atuamos no mundo, em cada situação desafiadora que nos é apresentada, caminhando sobre as águas, vendo vitórias onde só haveriam derrotas e sendo fortes diante daquilo que nos levaria à fraquejar.

Contudo, a fé se alimenta da oração, desses encontros diários e a sós com Jesus. Forte e vitoriosa é a alma que ora. Se essas características vêm de Jesus, não há como as alcançar se não formos íntimos de seu coração. Quando somos amigos de alguém, é fácil obtermos dele algo de que necessitamos. Sabemos que ele o tem e que, a qualquer momento que precisarmos, sendo nosso amigo, nos dará. Jesus já tem em Suas mãos a vitória e a força de que necessitamos hoje. Num ato de fé, coloquemo-nos em oração e Lhe apresentemos nossas lutas e fraquezas, usemos a Palavra, porque nela há uma série de versículos que nos levam a não desanimar. Creiamos que, por amor, o Senhor nos dará a vitória neste dia.

Comece com estes versículos:

O Senhor é minha luz e minha salvação, a quem temerei? O Senhor é o protetor de minha vida, de quem terei medo?” (Sl, 26,1)
Porque o Senhor, vosso Deus, marcha convosco para combater contra os vossos inimigos e para vos dar a vitória.” (Dt. 20,4)
Nada temas, porque estou contigo, não lances olhares desesperados, pois eu sou teu Deus; eu te fortaleço e venho em teu socorro, eu te amparo com minha destra vitoriosa.” (Is. 41,10)

Por Elane Gomes, via Canção Nova

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.